Nessa página você pode tirar as principais dúvidas relacionadas a Olimpíada Do Oeste Potiguar de Astronomia e Astronaútica.
A prova será realizada em 30/08/2024. Mas fique atento pois dois simulados ocorrerão nos meses de junho e julho.
Poderão participar todos os estudantes dos níveis fundamental (6º ao 9º) e médio da região da mesorregião do Oeste Potiguar, regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas. Não há restrição quanto ao número mínimo ou máximo de estudantes participantes por escola.
Qualquer professor vinculado a uma instituição de ensino do Oeste Potiguar. Para isso, o professor e a escola precisarão estar cadastrados na OOPAA. Caso a instituição ainda não esteja cadastrada, o próprio professor poderá realizar o seu cadastro e em seguida cadastrar uma instituição de ensino, para isso clicar no botão ‘acessar’.
A premiação será feita através de certificados, medalhas, troféus e, para os primeiros colocados, serão concedidas bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), por um período de 12 meses.
Não há nenhuma restrição de idade. A única condição é estar matriculado no 6º ou 9º ano do ensino fundamental ou no ensino médio de uma instituição de ensino do Oeste Potiguar.
Qualquer instituição de ensino fundamental (anos finais) e/ou médio localizada no Oeste Potiguar. A região foi dividida em cinco (05) polos:
• Polo Apodi: Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Taboleiro grande, Riacho da Cruz, Viçosa, Portalegre, Francisco Dantas, São Francisco do Oeste.
• Polo Caraúbas: Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Almino Afonso, Patu, Rafael Godeiro, Umarizal, Lucrécia, Olho D’água dos Borges, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, João Dias, Messias Targino, Janduís.
• Polo Campo Grande: Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Upanema, Açu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael.
• Polo Mossoró: Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Grossos, Serra do Mel, Tibau.
• Polo Pau dos Ferros: Pau dos Ferros, Alexandria, Água Nova, José da Penha, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Doutor Severiano, Encanto, Rafael Fernandes, São Miguel, Luiz Gomes, Major Sales, Venha-Ver, Tenente Ananias, Coronel João Pessoa, Riacho de Santana, Serrinha dos Pintos, Martins.
A prova é PRESENCIAL e só pode SER REALIZADA NA ESCOLA sob supervisão dos aplicadores.
Os conteúdos programáticos abordados nas provas serão compatíveis com os conteúdos existentes na maioria dos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio.
A prova será constituída, em princípio, de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica.
O gabarito será disponibilizado após a aplicação da prova na página web da OOPAA.
A prova é individual e sem possibilidade de realização de consultas de qualquer natureza.
Após a realização da prova da olimpíada, a mesma será disponibilizada na página web da OOPAA, juntamente com com o gabarito.
Apesar de poder ser utilizada como uma preparação para a Olimpíada Brasileira, a OOPAA não possui qualquer relação oficial com a OBA.