Saiba o que estudar para a OOPAA
Neste espaço você encontrará todos os temas da edição 2024 da Olimpíada do Oeste Potiguar de Astronomia e Astronáutica. E para ajudar, indicamos materiais de apoio que auxiliarão você e sua equipe nos seus estudos.
Simulados
Nível 1
- Planeta Terra: origem, composição da atmosfera e da estrutura interna, principais movimentos, pontos cardeais, bússola, coordenadas geográficas, equador, polos.
- A atmosfera e a manutenção da vida na Terra.
- O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.
- Lua: fases da Lua e eclipses.
- Sol: translação do planeta Terra, ano e eclipses.
- Esfera celeste: equador terrestre, eclíptica, estações do ano, duração do dia e da noite, solstícios e equinócio, constelações e reconhecimento do céu.
- Sistema solar: Origem, corpos celestes (planetas, satélites naturais, asteroides, cometas), unidade astronômica.
- Via-Láctea: Origem, características (forma, tamanho, halo e bojo), seus objetos, ano-luz.
- Universo: Origem e seus objetos (galáxias, buracos negros, nebulosas, aglomerados).
- História da Astronomia.
- A importância dos Aviões, Balões, Foguetes e Satélites.
- Sondas Espaciais e a exploração do Sistema Solar.
- O Telescópio Hubble, COBE, WMAP, James Webb e demais telescópios espaciais.
- A Estação Espacial Internacional (ISS).
- As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, INPE e ITA).
Nível 2
Estudantes do Ensino Médio, regularmente matriculados do 1º ao 3º Ano. Além dos temas do nível 1, deve-se estudar:
- Gravitação: força gravitacional e peso.
- Lei da Gravitação universal.
- Leis de Kepler.
- Espectro eletromagnético.
- Fenômenos astronômicos: efeitos de latitude, círculos polares, analema, movimento retrógrado dos planetas, trânsito planetário, auroras, halo lunar e solar, halo de gelo, arco-íris, etc).
- Exoplanetas.
- A Corrida Espacial e a Guerra Fria.
- Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária).
- O campo gravitacional terrestre.
- Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações.
- Conquista do espaço e a exploração de Marte.
- Turismo espacial.
Referências sugeridas
A seguir, listamos uma série de materiais de apoio produzidos por professores e cientistas, distribuídos gratuitamente. Com esses, você poderá estudar e fazer trabalhos derivados deles, lembrando sempre de dar os créditos devidos a seus autores, valorizando a propriedade intelectual daqueles que se esforçam para que tenhamos uma educação de qualidade.
Astronomia
Astronáutica
Simuladores e aplicativos
O Stellarium é um planetário virtual de código aberto disponível em versões de software para computadores e aplicativos de celulares. Trata-se de uma realística ferramenta educacional capaz de mostrar a abóbada celeste em três dimensões e que simula a observação a olho nu ou de dispositivos como binóculos ou telescópios. Sem dúvida, um software recheado de recursos que possibilita seu usuário navegar numa fabulosa interface de controles e valiosas informações do céu observado na sua cidade. Desfrute da visualização e aproveite para realizar previsões dos próximos eventos astronômicos.
O Celestia é um simulador espacial que permite ao usuário explorar o universo em três dimensões. De planetas e satélites naturais a galáxias, ele traz um repertório de muitos objetos astronômicos e de vários tipos, com uma apresentação que leva em consideração um banco de dados expansível e movimentos dinâmicos empolgantes e precisos, principalmente dos objetos do Sistema Solar.
O Heavens Above é um dos mais populares sites de auxílio a observação no céu da passagem de satélites artificiais orbitando o planeta Terra, sem a necessidade de dispositivos ópticos. Os usuários também tem a opção de uma versão em aplicativo, que assim como o site, fornece um mapa detalhado do céu, mostrando a trajetória, a magnitude, elevação e horário da passagem, não somente de satélites artificiais, mas também de outros objetos, como por exemplo, a Estação Espacial Internacional (ISS) e o Telescópio Espacial Hubble. O site, assim como o aplicativo, também oferece informações sobre asteroides, cometas e planetas visíveis.
O NASA’s Eyes é um fascinante conjunto de aplicativos de visualização tridimensional que permite a todos os seus usuários explorem dados e imagens reais obtidas pela NASA. Divertido e interativo, esses aplicativos são todos executados dentro de um navegador da web comum, ou seja, qualquer dispositivo com uma conexão com a internet e um navegador pode executá-los. Na opção “Applications” você encontra imagens da Terra, do Sistema Solar à exoplanetas, asteroides próximos, do universo e de espaçonaves exploradores. Aproveite para enriquecer seus conhecimentos com informações valiosas coletadas e disponibilizadas pela NASA.
O Laboratório de Órbitas Planetárias da NAAP (The Nebraska Astronomy Applet Project) é um simulador interativo projetado para auxiliar na compreensão das leis do movimento planetário descritas por Johannes Kepler. Nele é possível visualizar a velocidade, bem como como a aceleração e a força se relacionam com as órbitas. O usuário pode configurar propriedades orbitais de um planeta fictício e analisar uma série de parâmetros orbitais, como a excentricidade e os eixos elípticos, com os planetas do Sistema Solar observados no plano de fundo como referenciais de comparação.
O Laboratório do céu rotativo da NAAP (The Nebraska Astronomy Applet Project) é um simulador interativo projetado para auxiliar na compreensão do sistema de coordenadas do horizonte e a rotação “aparente” do céu, relacionando explicitamente a linha do horizonte e os sistemas celestes de coordenadas equatoriais.
O Sky Tonight é um guia astronômico interativo para explorar o céu em tempo real. Ele auxilia observadores identificando pontos brilhantes no céu ou encontrando um objeto astronômico que você está interessado.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.